Print é prova?
- Joeli da Paz Gelinski
- 9 de dez. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2023
Sim, os prints podem ser usados como prova nas mais diversas situações. Podem ser usados como prova de crimes, (principalmente crimes contra a honra cometidos online) como prova de renda (no caso de indenizações, pensão alimentícia, partilha de bens no divórcio), como prova de relacionamentos (união estável, alimentos gravídicos), entre vários outros casos.
Mas para que o print seja admitido num processo como prova é importante que você faça uma ata notarial. Esta ata é feita no cartório de notas e vai conferir veracidade para o documento.
É possível que o juiz admita o print como prova mesmo sem a ata, mas a veracidade da prova pode ser questionada, já que não é muito difícil fazer uma montagem. Tendo a ata notarial, você terá um documento que comprova que o que esta naquele print realmente é verdade.
Importante ressaltar que para confecção da ata notarial não basta o print, mas sim a apresentação do documento original. Portanto se é uma conversa no whatsapp, você deverá mostrar a conversa no próprio aplicativo, se for uma publicação em rede social, você deverá levar o link da publicação para que o cartorário possa acessa-lo.
Comments