Mudança de nome com o casamento
- Joeli da Paz Gelinski
- 9 de dez. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2023
Quando um casal resolve se casar, surgem algumas dúvidas em relação a mudança de nome.
Então vamos lá! Ninguém é obrigado a mudar o sobrenome quando casa, podendo permanecer com o de solteiro. Além disso, não é só a mulher que pode mudar de nome, qualquer um dos noivos pode acrescentar ao seu sobrenome o sobrenome do outro.
É possível também suprimir o seu sobrenome e ficar apenas com o sobrenome do outro. Nesse caso a pessoa só pode suprimir um dos nomes, o paterno ou o materno.
Na união estável ocorre a mesma coisa, mas é necessário solicitar judicialmente.
Se a pessoa se arrepender de ter mudado o nome, ela pode requerer judicialmente para voltar a usar o nome de solteira, ou se ela não mudou o nome mas na constância do casamento quer alterar, também é possível. Entretanto esse processo é mais burocrático do que deixar tudo resolvido na hora do casamento.
Tanto no caso de divórcio como de viúves, é possível optar por manter o nome de casado ou voltar a usar o nome de solteiro. Esse procedimento não precisa ser feito judicialmente e pode ser requerido diretamente no cartório de registro civil.
Todas essas regras se aplicam tanto para homens como para mulheres, então não é só a mulher que pode mudar o nome, o homem também, apesar de não ser tão comum.
コメント